quinta-feira

revista afro bahia

drogas, tô fora!


"Estive no fundo do poço por causa da cocaína, fui literalmente ao inferno e voltei. Estou totalmente livre das drogas há dois anos e quatro meses"
(Erick Vinicius)

Por Fernando Tadeu Santos

os jornais não se cansam de mostrar diariamente crimes e tragédias, quase sempre envolvendo gente que age sob efeito de álcool ou de algum entorpecente. Todo mundo sabe que as drogas e a violência andam sempre de mãos dadas. Mas há um outro lado da moeda, porém, que muita gente não vê e que merece atenção especial. São histórias interessantíssimas de pessoas que venceram a batalha contra o terrível drama do vício aliando força de vontade, apoio familiar e tratamento de saúde adequado. Verdadeiros heróis com histórias e lições de vida que emocionam, como o caso de Erick Vinicius Maranhão e Santos, hoje com 25 anos, que viveu na escuridão e no mundo das drogas durante nove anos seguidos.
Erick começou a usar cocaína quando tinha apenas 15 anos de idade, numa sorveteria, acompanhado de um amigo. Lentamente sua vida se transformou num terror, até que felizmente uma tia ficou sabendo e contou aos seus pais que ele fora visto na favela usando drogas. A família entrou em pânico, começou a viver um longo drama. Por ironia do destino, os pais de Erick eram policiais acostumados com a rotina de fazer apreensões, sabiam muito bem como lidar com as drogas na forma da lei. Mas o que fazer quando o problema acontecia dentro da própria casa? E ainda por cima com o filho tímido, carinhoso e querido por todos? Aí começa a peregrinação da família, em meio a sofrimentos e lágrimas, mas digna de um final feliz.
Erick concordou em falar abertamente sobre o seu drama pessoal pela primeira vez numa reportagem, convencido de que o seu exemplo serviria como uma luz no fim do túnel para muitos jovens que lamentavelmente ainda sentem na própria pele o mesmo drama que ele viveu. "Estive no fundo do poço por causa da cocaína, fui literalmente ao inferno e voltei", resume Erick, hoje uma nova pessoa. "Estou totalmente livre das drogas há dois anos e quatros meses."
De bem com a vida, trabalha normalmente numa empresa de serviços na área de saúde e está totalmente recuperado do vício, depois de um ano de internação na Fazenda Esperança, uma comunidade terapêutica que fica em Guaratinguetá, em São Paulo. Erick recuperou a auto-estima e a alegria de viver, e de quebra recebeu um convite para estudar, morar e trabalhar na Alemanha. Hoje não só esbanja saúde e disposição física, como ainda levantou a bandeira antidrogas, tornando-se um líder comunitário na região onde mora, em Itaquera, zona leste de São Paulo.
Nas reuniões semanais e nos grupos de oração da Igreja São Francisco de Assis dos Pequeninos que freqüenta, Erick faz um trabalho voluntário de ajuda justamente com jovens e familiares de viciados. "Não esperamos a pessoa e a família virem até nós, mas vamos até a casa dela levar o suporte quando necessário. Quem sabe faz a hora", diz ele, hoje uma espécie de conselheiro na região.

Erick Vinícius, na Fazenda Esperança, em Guaratinguetá: "Nossa terapia era a enxada o tempo todo".

"Calma, mano!"

Vez ou outra, Erick é convidado a dar o seu testemunho de vida em escolas, reuniões comunitárias e igrejas, sem contar as visitas que faz em favelas — locais onde os entorpecentes são comercializados livremente à luz do dia. "Oferecer minha ajuda para evitar que mais jovens sofram é mais do que uma missão: é uma obsessão", declara ele. "Senti na pele o quanto é duro vencer a batalha sozinho. Sei muito bem o que um dependente sente por dentro. Ele acha que vai se livrar sozinho e não consegue, depois vêm a depressão e a angústia. O viciado precisa entender que existem pessoas que o amam, que há sempre uma saída para o seu drama. Eu vivi anos no escuro, mas sempre digo: 'calma, mano! Você é muito mais forte do que a droga. Não deixe ela te escravizar mais. Estamos do seu lado. Olha bem nos meus olhos: se eu consegui sair dessa, mano, por que você também não pode?'", indaga Erick, reconhecendo que a conversa é apenas um bom começo para se evitar um triste fim.

A raíz do problema
É sempre muito difícil saber o que leva uma pessoa a se drogar. Desajuste familiar? Fuga da realidade? Dificuldade em lidar com as próprias emoções? Exclusão social? Perda do emprego ou de alguém muito próximo da família? Pode ser tudo isso e muito mais. Especialistas costumam tratar o assunto com muita cautela. "Há uma conjugação de fatores de ordem psicológica, cultural, econômica, social e até política que interfere não apenas na personalidade de cada um, mas na maneira pela qual o indivíduo se relaciona com o seu meio", explica a psiquiatra Fernanda Gonçalves Moreira, coordenadora de ensino do Proad, o Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Por isso, diz Fernanda, os tratamentos mais adequados envolvem outros setores, além da saúde. "A educação, a segurança pública, o emprego e o serviço social são áreas que interagem na recuperação. É preciso entender de uma vez por todas que as drogas não são só um problema do dependente e de sua família, mas de todos nós." Por outro lado, o sucesso na recuperação depende muito do que o jovem encontra como opção para colocar no lugar da droga. "O tratamento precisa oferecer algo mais forte para competir com a droga e anular seus efeitos", completa Fernanda.
Esportes, música, dança, religião, jogos e gincanas, portanto, são boas alternativas dentro de um projeto terapêutico. "O trabalho também é uma excelente ferramenta, ele é parte importante da personalidade do indivíduo", diz Fernanda, reconhecendo que o índice de recuperação (cerca de 35%) de dependentes ainda é muito baixo. No caso de Erick, avalia ela, a satisfação do grupo trabalhando junto com um mesmo objetivo (todos produziam o próprio sustento na horta da Fazenda Esperança) favoreceu suas condições de cura. "Nossa terapia era a enxada o tempo todo", orgulha-se Erick, ciente do seu aprendizado. Ele merece!

sexta-feira

revista afro bahia

Edson Gomes completa 53 anos como um dos maiores nomes do Reggae Nacional! Confira!
O baiano Edson Gomes, um dos maiores nomes do Reggae Nacional, completa no dia 3 de julho de 2008 seus 53 anos de idade. Após anos de muita luta e dedicação permancendo sempre forte, militante e invendável, Edson já tocou com grandes feras do Reggae nacional e Internacional, Parabéns a Edson Gomes, muitos anos de vida e saúde para que você possa continuar representando bem o Reggae da Bahia para o Brasil, e do Brasil para o mundo.
Nascido em Cachoeira de São Felix, Bahia a 120 km de Salvador, em 3 de julho de 1955, Edson Gomes no ardor da adolescência, pensou em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1o lugar num festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era "Todos devem carregar sua cruz". As dificuldades do inicio fazem o jovem abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho. E se emprega no setor de construção civil e paralelamente tece seu caminho musical: grava um compacto simples como melhor interprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo trofel Caymmi, quando ganhou com a música Rasta. Em 1982 Edson parte para São Paulo e encontra sua veia musical no Reggae de Jimmy Cliff e Bob Marley. Dedica-se com afinco à vida artística, e em 1988 grava o seu 1o LP pela EMI: Reggae Resistência, de onde saem Samarina, sucesso absoluto em Salvador, e Malandrinha que o tornou conhecido na mídia.Em 1990, lança recôncavo e dois anos depois o 3 LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo nordeste e pelo Brasil. Edson é requisitado para shows em Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia para platéias de 5.000 pessoas. Em 1996, ele abre o show de Alphablondy em Salvador no Costa Verde Tênis Clube, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de Reggae do ano na Bahia. Resgate Fatal chega em 1995, também em CD. O disco, sucesso absoluto de vendas e nas rádios com a faixa Isaac. A EMI resgata os sucessos antigos do artista e em sua série "Meus Momentos" (volume 1 e 2) de grande aceitação pelo público. Não há como negar, as musicas de Edson Gomes são inspiradas nos dramas sociais do cotidiano , daí sua conotação política, que encontra eco em movimentos culturais, sindicais e estudantis. Apocalipse, seu mais novo trabalho não foge a regra. Traz musicas contundentes como Camelô (Edson Gomes / Zé Paulo Oliveira), O pais é o culpado e Apocalipse (também do autor), mas surpresa ;e que desta vez Edson Gomes explora o seu lado romântico em canções com Perdido de amor (Edson Gomes), Amor sem compromisso, Me abrace e outras. Edson, depois de 3 anos sem gravar, já esta começando a tocar em seus shows uma musica de seu proximo cd, que devera sair ainda esse ano.

terça-feira

Belas e poderosas

QUANDO ELAS APARECEM NA TV, NO CINEMA, NAS PASSARELAS DA MODA E NO SAMBÓDROMO, VOCÊ ADMIRA, COM CERTEZA, O BRILHO DOS CABELOS, A MACIEZ DA PELE, A CINTURINHA DE PILÃO... FIQUE POR DENTRO DAS DICAS DE 7 MULHERES MARAVILHOSAS QUE TAMBÉM PODERÃO AJUDÁ-LA A FICAR COM TUDO EM CIMA.

Adriana Alves "Diariamente, uso protetor solar e cremes específicos para pele mista. Para mantê-la saudável os meus preferidos são os concentrados com óleo de amêndoa, Nivea para pele seca, e os da nova linha da Victoria's Secret. Agora que estou com megahair mantenho a higiene e a hidratação dos fios com a linha de cabelos da marca Avlon. E, para estar com o corpo sempre em dia, capricho nos exercícios aeróbicos, ando de bike, corro no parque e faço esteira. Outro detalhe importante: como muitas frutas, tomo dois litros de água por dia e evito refrigerante."



Sheron Menezes "Para preservar a minha pele, procuro não exagerar e nem ficar por longos períodos com maquiagem. Para mim, o demaquilante da Avon é a peça-chave para 'manutenção' e higiene da minha pele. Estou usando um creme mousse indicado por um especialista, para dar brilho e leveza aos cabelos. É o máximo! A minha boa forma devo à dança. Amo dançar. É algo realmente completo que ajuda na modelagem e na flexibilidade do corpo. Na alimentação, não tenho muitas restrições, por isso, me alimento com pequenas porções, sempre evitando comidas gordurosas e carboidratos durante a noite."


Adriana Bombom"Para estar com as madeixas brilhantes faço hidratação duas vezes por semana. A cada seis meses vou ao salão para relaxar a raiz pois o meu cabelo é muito cacheado. No dia-a-dia, para definir os cachos, uso leave-in nas pontas. O segredo da beleza da minha pele? Nunca durmo de maquiagem, posso chegar cansada, mas lavo o rosto com sabonete neutro e água fria. Uso máscaras especiais para pele oleosa e um creme para descanso. No corpo aplico cremes hidratantes especiais e óleo de amêndoas. Na minha alimentação estão fora a gordura, o sal e o açúcar. Sigo uma dieta que é planejada e acompanhada por meu personal trainer. A alimentação é responsável por 50% da minha forma física."

Lucy Ramos "Para me sentir bonita, procuro começar o dia sempre de altoastral e com o pensamento de que tudo será ótimo. Estou malhando com um personal que passou um treino específico para trabalhar todas as partes do meu corpo. O resultado está sendo ótimo. Para deixar os cabelos brilhantes, hidrato a cada 15 dias, corto as pontas quando necessário e uso o creme sem enxágüe Super Sculpt da Paul Mitchel. Como a minha pele é oleosa na região T, hidrato as bochechas e resseco a região com sabonete líquido da ,Soapelle. Uso protetor solar fator 25 Isdin próprio para pele oleosa. Já à noite, aplico o gel da Dermage, Improve.

Isabel Fillardis"Sempre carrego lencinhos de limpeza para corrigir a maquiagem e eliminar o excesso de oleosidade. Uso hidratante com FPS 15 e um antiidade. Para o corpo, invisto em um creme para pele ressecada. A alimentação também é importante: como muito arroz, feijão e salada. Evito beliscar durante o dia e bebo muita água ou suco de frutas. Para a beleza do cabelo, que é o meu xodó, toda semana, minha cabeleireira aplica máscara de hidratação intensiva, de macadâmia ou argila. Gosto de musculação, de spinning e hidroginástica que, na minha opinião, é um modo gostoso e relaxante de esculpir o corpo."
Valquíria Ribeiro "Adoro os meus cabelos, principalmente agora que assumi o black power. Faço duas hidratações por semana e tomo cuidado com a exposição ao sol. Passo cremes com proteção solar. O cabelo afro é fino e exige tratamento especial. Não estou usando química, o que tem sido bom, para não ficar escrava dos produtos de manutenção. E, um segredinho: tutano do boi derretido, misturado com creme. Aplicar e deixar por 20 minutos, com touca térmica. Fica brilhante e macio. No corpo, faço exfoliação a cada 15 dias com açúcar e mel. Hidrato com o óleo Seve. No rosto, máscara de lama negra. Também, não esqueço do protetor, diariamente. "

Rosiane Pinheiro "Porque eu malho muito, as minhas mãos ficam um pouco calejadas por causa do peso. Por isso, meu truque é infalível: massageio as mãos com uma mistura de óleo corporal e açúcar. No rosto faço o mesmo processo. Só substituo o óleo por sabonete líquido. Outra dica: ao acordar abro um cocoverde e lavo o rosto com a água. Depois, deixo secar naturalmente. A pele fica bem hidratada. Antes de me expor ao sol, uso protetor solar. No rosto, por ser mais sensível, aplico um protetor com fator 30. Já no corpo, utilizo fator 15 ou 20. Após o banho, gosto de hidratar a pele com óleo de amêndoas doces, da Natura. É uma delícia!"

sábado

Cosméticos que realçam a beleza negra

Depois de descobrir este lucrativo filão, a indústria de cosméticos oferece às mulheres negras inúmeras opções de maquiagem, xampus, cremes e escovas. Há empresas brasileiras que dedicam linhas específicas para domar os rebeldes cabelos crespos. E domar não significa, necessariamente, alisar. O que era freqüente no passado, quando as opções de tratamento se restringiam à dupla dinâmica "henê e chapinha". E o resultado deixava muito a desejar...
Hoje, a realidade é outra. A mulher encontra em salões e lojas especializadas opções para ondular, encaracolar e até alisar as madeixas, se assim preferir. Com um detalhe: sem danificar os fios. Até mesmo aquelas que têm cabelos sensíveis e finos podem usufruir destes tratamentos, pois já existem no mercado produtos específicos para estes casos.
"O segredo é fazer hidratação no cabelo periodicamente", explica a especialista em cabelos afros Maria das Neves Sousa Corrêa. Ela diz que a escolha do creme usado é fundamental. "Evite produtos que contenham glicerina e corantes, pois estas substâncias em contato com o sol tiram a vitalidade do cabelo", aconselha.
Não é recomendável ainda tingir o cabelo, logo depois do alisamento ou permanente. Isso pode quebrar e até provocar queda. O que deve ser feito imediatamente após esses processos é aplicar um condicionador intensivo que estabilize a estrutura capilar.

Opções de tratamento em JF

Permanete afro

Duração: cerca de 4h, dependendo do volume e tamanho do cabelo.
O que é feito: a cabeleireira faz o relaxamento dos fios, usando um coméstico apropriado. Depois o cabelo é hidratado e recebe uma aplicação de gel. Aí então começa a colocação dos "bigudinhos" (argolas que vão dar formas aos cachos), que devem ser retirados após 1h30.
Preço: em média R$30, para cabelos curtos.
Resultado: o cabelo fica com cachos bem definidos.
Periodicidade: o processo deve ser feito a três meses.
Relaxamento
Duração: cerca de 1h20.
O que é feito: Depois de aplicado o coméstico de relaxamento, o cabelo recebe uma aplicação de neutralizante e passa por uma hidratação. Se não for feita a hidratação, há o risco do cabelo ficar ressecado.
Preço: a partir de R$25
Resultado: o volume é reduzido e o cabelo fica levemente ondulado.
Periodicidade: deve ser repetido a cada dois meses.
Alisamento
Duração: cerca de 1h20
O que é feito: Depois de receber o produto alisante, o cabelo passa por uma hidratação. Em seguida, é alisado com ajuda da piastra ou da dobradinha escova/secador.
Preço: a partir de R$25
Periodicidade: deve ser repetido a cada dois meses.
Cores em alta
Para aquelas que querem variar a cor dos cabelos, Maria das Neves indica as tonalidades chocolate, marrom, cereja e caju. Segundo ela, não há problema em aplicar a tintura, desde o cabelo não tenha passado por um processo químico há menos de 20 dias.
Valorizando os lábios Uma das características marcantes das mulheres afro-brasileiras são o lábios volumosos. Aprenda alguns truques para usar essa vantagem a seu favor:
Se quiser reduzi-los, contorne-os com kajal preto ou marrom e aplique o batom cobrindo o contorno. Assim, as bordas dos lábios ficarão sombreadas, criando um efeito redutor.
Use batons que combinem com seu tom de pele. Tonalidades escuras exigem batons igualmente escuros, preferencialmente opacos. Vinho, café e marrons são perfeitos.
Tons claros em lábios negros não os diminuem, ao contrário, irão realçá-los ainda mais. Evite tons rosados e cintilantes em geral.
Negras, com tonalidade clara, que quiserem um efeito mais natural devem usar gloss cor de boca ou batom marrom claro.

segunda-feira

A assessoria de Taís Araújo confirmou a separação de Lázaro Ramos . Os atores ficaram casados por dois anos e quatro meses. “Eles não querem se pronunciar. Não falaram quando se casaram e não querem falar agora, mas continuam amigos”, disse a assessoria a Revista Raça Bahia.
Os atores queriam fazer o possível para o rompimento não se tornar público. Não por acaso, Taís apareceu de aliança no casamento de Fernando Torquatto e Marina Morena no sábado, 22.
Em comum acordo, a atriz continua morando no apartamento no Leblon, Zona Sul do Rio.
Após o fim do casamento, os atores procuraram o colo da família. No feriadão, Taís passeou com a mãe, Dona Mercedes, no Rio, e Lázaro reviu os parentes aqui na Bahia.