sexta-feira

JORGE PORTUGAL

JORGE PORTUGAL : apresentador de tv, professor, poeta, compositor, cantor

Nasceu em Santo Amaro da Purificação, no dia 5/8/1956 e ali viveu até os 17 anos, Em Salvador, se destaca como professor da língua portuguesa e redação, tendo ensinado em vários colégios e cursos pré vestibulares, tais como: Nobel, Águia, Sartre, Mendel, Base, UCBA , Opção, Comunicação etc.
Ministrou ainda curso da Língua Portuguesa em varias empresas sediadas na Bahia, tais como: Petrobrás, Copene, Caraíba Metais, TV Bahia, Irdeb..
Atualmente é consultor e professor da Rede Bahia de Comunicação, onde produz e apresenta um quadro de tira - duvidas de Português, intitulado "É assim que diz,é assim que se escreve" e apresentador do programa " APROVADO".

Na condição de poeta- letrista, compositor, cantor, tem sua carreira artística dedicada à tradução das mais genuínas manifestações da cultura brasileira. sem perder a sintonia com o que vai pelo mundo. nem com as influências contemporâneas, o seu trabalho musical tem-se afirmado ao longo desses anos pela singularidade do seu estilo e pela aceitação popular que o mesmo consegue. Hoje suas composições são executadas em várias partes do mundo, ganhando dimensão nas vozes de interpretes consagrados como Maria Betania,.Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercuri, Margareth Menezes, Tania Alves, Raimundo Sodré, Roberto Mendes, Fafá de Belem, Sandra de Sá, dentre outros artistas que já o gravaram

Participou de vários Festivais de MPB com destaque para o MPB/80 da Rede Globo de Televisão, quando recebeu a consagração nacional com a musica a "MASSA", e em 1985 defendendo, ao lado de Roberto Mendes, a musica "Caribe, Calibre: Amor", na mesma emissora de TV. Lançou em 1994 o disco "PALAVRA", no qual cristaliza as suas principais influencias e invenções, tendo nas suas letras o seu ponto alto,
Jorge Portugal trabalho como idealizador e coordenador de Projetos Culturais reconhecidos e consagrados pelo publico baiano:

"CIRCULADOR CULTURAL" - Projeto que leva palestras, teatros shows, nas escolas públicas da Bahia buscando promover a reflexão e difundir a cultura ao jovem, formando assim futuras platéias.
"UNIVERSIDADE LIVRE DA BAHIA" ( UNILIVRE ) - Fórum de debates destinados ao público em geral que visa discutir as questões importantes da nossa contemporaneidade cultural."MANUEL FAUSTINO" (PRÉ VESTIBULAR DO POVO) - Projeto de voluntariado que propicia aos estudantes pobres das escolas públicas um curso pré - vestibular inteiramente gratuito reunindo os melhores professores de Cursinhos da Bahia. Por esse projeto, Jorge Portugal recebeu em 1999, O PRÊMIO PROFESSOR DO FANTÁSTICO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO.

Nenhum comentário: